sexta-feira, 17 de maio de 2013

0

É campeão!


Nosso país é o que mais recicla latinhas no mundo. Dia dezessete de maio é comemorado o dia Mundial da Reciclagem e o Brasil tem muito que comemorar.  Já chegamos ao total de 91, 5% latinhas recicladas no país. Porém este fato não se deve a programas de desenvolvimento sustentável. As famílias de baixa renda são as maiores responsáveis por este número. Elas tiram da reciclagem o dinheiro para o sustento ou até mesmo um complemento da renda familiar. O setor da reciclagem movimenta 12 bilhões de reais por ano. São 85 mil catadores organizados e 600 bases entre associações e cooperativas.
Além do alumínio o Brasil também recicla plástico, papel e vidro que ficam com porcentagens entre 43 e 55%. As embalagens longa vida são as menos recicladas por causa da dificuldade na separação dos componentes.
Coleta seletiva
Cada um pode ser responsável pelo lixo que produz. Os pontos de coleta são distribuídos em pontos da cidade. O material é recolhido e levado para reciclagem. Em casa o processo pode ser feito separando vidros, papéis, alumínios, plástico e materiais não recicláveis como restos de comida, por exemplo. Assim o processo ficaria bem mais simplificado na hora da separação nos pontos de reciclagem.
A coleta seletiva diminui também a poluição dos rios e solo. Além disso, ajuda o desenvolvimento sustentável do planeta.
No Enem, você pode se deparar com alguma questão relacionada ao tema “Reciclagem”, sustentabilidade é a palavra da moda, portanto fique bem atento às notícias sobre esse tema. Conscientize-se, conscientize sua casa, seu bairro e se tenha um ar mais limpo e uma boa nota no Enem.

0 comentários:

Postar um comentário