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Ciências da Natureza e suas tecnologias



 Conhecimentos na prática
Alguns alunos consideram as aulas de química, física e biologia as mais divertidas do Ensino Médio. Quando trabalhadas na prática, realmente essas disciplinas podem ser muito atrativas. Alguns professores conseguem interligar o que é passado em sala com o dia a dia dos estudantes, o que torna o processo de aprendizagem bem mais agradável.
O que esses mestres fazem é mostrar ao aluno como ter um bom resultado na prova de Ciências da natureza e suas tecnologias. Com base na sala de aula o educando pode usar de maior tranquilidade ao responder as questões. Dentre as habilidades necessárias o aluno precisa compreender as ciências naturais: saber o papel que elas desenvolvem junto à sociedade. O estudante poderá, por exemplo, fazer uma ligação entre fator biológico e sobrevivência de determinada espécie em um habitat. Poderá, também, entender a importância das ciências para o processo de cura de alguma epidemia.
Há necessidade de conhecimentos físicos, repertório também ajuda na hora de fazer uma boa prova, tudo que foi visto dentro de sala de aula associado às vivências pode ajudar na hora de interpretar questões. Alguns professores afirmam que o importante não é decorar fórmulas, mas entender o que o enunciado pede. O professor Ronaldo Carrilho em entrevista ao Guia do Estudante, esclarece: “o aluno não precisa se preocupar demais em decorar fórmulas. “Se ele não souber a fórmula da condução de calor, não tem problema”, diz ele. “Conteúdos mais específicos são muitas vezes fornecidos pelo próprio enunciado das questões”.
Portanto, para quem achava que a prova de ciências da natureza do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) era na base do decoreba, pode-se dizer que esta é uma afirmativa errônea. Assim como em outras competências, deve-se obter melhores resultados com interpretação das questões e conhecimentos práticos, logicamente que anexado ao conteúdo visto durante o ensino médio dentro da sala de aula.
Fonte: Brasil Escola Enem
           E Guia do Estudante

Desenvolvimento sustentável, a proposta da vez.
A preocupação com o meio ambiente está há um tempo ocupando as páginas de jornais, espaços na televisão e principalmente, no nosso caso, as questões de ciências da natureza em algumas provas importantes.
O conceito de desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
Quando desenvolvimento é confundido com crescimento econômico temos o esgotamento dos recursos naturais para ajudar a minimizar esses males há vinte anos é realizada uma conferência que visa criar normas para o uso consciente dos recursos. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o desenvolvimento foi realizada em 2012 no Rio de Janeiro e por isso ficou conhecida como Rio+20. Os temas principais discutidos pelos países presentes foram a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável e a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
Apesar da dificuldade, a ideia de sustentabilidade está cada vez mais presente e pouco a pouco as empresas aderem ao conceito. Alguns prêmios são concedidos àquelas que conseguem conciliar desenvolvimento com sustentabilidade, nomeado cooperativismo é quando além dos lucros a empresa retribui de alguma forma com projetos para a sociedade que podem ser voltados para a educação, cultura ou reflorestamento, em caso de empreendimentos que lidam com material retirado da natureza. O chamado “manejo florestal” é a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais respeitando os mecanismos de sustentação do meio. Ou seja, se, por exemplo, uma empresa usa uma árvore de eucalipto ela é responsável por plantar outro pé de eucalipto para suprir o ambiente da perda.
Como ser sustentável está na moda, é importante, também, ler e assistir jornais, não esqueça que o Enem é uma prova que usa constantemente temas contemporâneos, portanto tente se atualizar o máximo possível, não somente sobre desenvolvimento sustentável, mas sobre todos os assuntos que estão sendo discutidos na mídia.
Fonte: WWF Brasil
          Rio+20

Os reinos
Estamos rodeados de seres vivos, inclusive dentro de um ser vivo pode existir outro ser. A vida é uma cadeia, todos os seres estão interligados de alguma forma.  O reino monera, protista, fungi, plantae e animalia foram classificados assim em gêneros, gêneros são reunidos em características comuns formando uma família, as famílias são agrupadas em uma ordem, estas ordens são reunidas em classes, as classes de seres vivos são reunidas em filos que compõem os cinco reinos. Os reinos formam a biodiversidade, que é a diversidade de seres vivos existentes no mundo.
O reino Monera é constituído pelas bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. São espécies pequenas que medem geralmente menos de oito micrômetros.  São importantes para a decomposição de organismos mortos, mas também são agentes que provocam doenças. Podem ser usados na indústria na transformação do leite. No reino Protista encontramos as algas inferiores e crisófitas-algas douradas- são os componentes mais importantes do fitoplancton. Esse reino é responsável por maior parte da produção de oxigênio do planeta.
O reino fungi é formado por organismos eucariontes e heterotróficos- não produzem seu próprio alimento- algumas espécies são utilizadas na alimentação humana, esse é o caso do champignon e shitake, muito usados no preparo de comidas da alta gastronomia. Outros fungos também são utilizados na fabricação de queijos como o Penicillium roqueforti, usado no queijo roquefort. Os fungos também causam doenças, como por exemplo, a “frieira” (pé-de-atleta) e também afetam a boca das crianças, caso do “sapinho”.
O reino plantae constitui aqueles seres que produzem seu próprio alimento, ou seja, são autotróficas, conseguem se alimentar através da fotossíntese. A fotossíntese é importante também na manutenção da vida na terra. O reino animália é formado por seres eucariontes, pluricelulares e heterotróficos. Parte desses seres tem capacidade de locomoção e somente nesse reino são encontrados tecidos nervosos e musculares.
Basicamente, são esses os cinco reinos. É muito importante que haja um aprofundamento do que foi lido aqui, portanto, logo abaixo segue um link onde você irá encontrar um bom material de pesquisa. Bons estudos!


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