Dicas para se sair bem na redação do Enem
No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio o aluno tem
como uma das etapas do processo a elaboração de um texto, o tema é apresentado
e o estudante discorre sobre a temática
apresentada. A nota da redação é somada
com a da prova, por isso o candidato que se sai bem na redação tem chances
muito grandes de conseguir uma boa nota final.
Além de estudar gramática e ortografia, é necessário ter
algumas noções básicas de texto para o Enem. Geralmente, é pedida dissertação,
neste caso o aluno deve se atentar para os seguintes critérios:
Palavras: Use as palavras no sentido literal, linguagens
poéticas não se encaixam nesse tipo de texto.
Linguagem: Formalidade é o indicado, nada de gírias ou
expressões muito populares.
Expressões: Usar “eu acho”, “eu penso”, torna-se redundante
porque o texto já é de opinião.
Verbos: Estes devem estar em terceira pessoa, referindo-se a
“eles, elas, aqueles”...
Use da clareza e da objetividade, nunca deixe nada
subentendido. Mantenha a coesão entre os parágrafos, isso ajudará no
entendimento do leitor. Releia todo o teto no final, se você ficar em dúvida em
relação a algum parágrafo tome por conclusão de que quem for corrigir também
ficará, tente, então, deixá-lo mais claro.
O texto do Enem exige no mínimo 15 linhas e no máximo 35,
portanto não deixe linhas em branco nem exceda o limite permitido. No caso de
menos linhas, seu texto pode ser zerado. Atente-se também para a ideia de que
quanto mais se escreve, mais chance se tem de errar.
Fonte: Brasil Escola
Cola Web
Cola Web
Atenção aos noticiários
Geralmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dispõe
como tema algum assunto abordado pela mídia e que tenha relevância na vida dos
estudantes que prestam o vestibular unificado para ingressar em uma
universidade federal. Por isso é importante que o aluno esteja atualizado dos
acontecimentos do Brasil e do mundo.
O que ainda não encontramos nos livros, mas que está
presente nas conversas informais ou jornais na televisão, aquele noticiário do
rádio, os assuntos que ocupam as páginas dos jornais têm sempre uma boa chance
de ser o tema da sua redação do Enem 2013, portanto, fique bem atento. Abaixo
segue uma lista com os temas que caíram nas redações desde 1998 até 2012:
2012 - Movimento imigratório para o Brasil no século
21;
2011 - Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
2010 - O trabalho na construção da dignidade humana;
2009 - O indivíduo frente à ética nacional;
2009 - Valorização do Idoso [Prova Cancelada]
2008 - Como preservar a floresta Amazônica;
2007 - O desafio de se conviver com as diferenças;
2006 - O poder de transformação da leitura;
2005 - O trabalho infantil na sociedade brasileira;
2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;
2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo;
2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional;
1999 - Cidadania e participação social;
1998 - Viver e aprender.
Fonte: Blog do Enem2011 - Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
2010 - O trabalho na construção da dignidade humana;
2009 - O indivíduo frente à ética nacional;
2009 - Valorização do Idoso [Prova Cancelada]
2008 - Como preservar a floresta Amazônica;
2007 - O desafio de se conviver com as diferenças;
2006 - O poder de transformação da leitura;
2005 - O trabalho infantil na sociedade brasileira;
2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;
2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo;
2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional;
1999 - Cidadania e participação social;
1998 - Viver e aprender.
0 comentários:
Postar um comentário