quarta-feira, 29 de junho de 2011

0

SuperAção Enem 2011: PRECE apoia estudantes que farão o Enem


O “SuperAção Enem” é um projeto desenvolvido pelo Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE e tem o objetivo de apoiar e preparar os estudantes do Programa de Educação e Células Cooperativas – PRECE e das escolas públicas da Microrregião do Médio Curu (CE) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); assegurando, dessa maneira, melhores resultados nas próximas avaliações.
Esse projeto teve sua primeira versão desenvolvida no ano de 2010. Embora nesse ano o projeto tenha sido criado oficialmente, é importante destacar que ações de apoio aos estudantes que fazem vestibular se confundem com o próprio surgimento do PRECE. O programa, anualmente, tem feito grandes mobilizações, nos últimos 17 anos para que filhos da classe popular possam ingressar no ensino superior.
Em seu primeiro momento, as ações do “SuperAção Enem” se concentraram na manhã do primeiro dia de prova do exame. Na ocasião, tivemos 700 (setecentos) estudantes inscritos e estes contaram com o apoio de 150 (cento e cinquenta) universitários precistas. Esse evento aconteceu no auditório do Ginásio Poliesportivo “O Carneirão” na sede do município de Pentecoste e também contou com estudantes dos municípios de Apuiarés, Gal. Sampaio, Tejuçuoca e Umirim. As atividades do projeto nesse ano foram as seguintes:
1.    Distribuição de um kit de apoio – esse material continha: camiseta do evento, canetas, água, chocolate e uma mensagem de boas vindas.
2.    Orientações gerais sobre a prova – os estudantes foram divididos em células (grupos), coordenadas por um grupo de universitários, e tiraram algumas dúvidas gerais sobre a prova.
3.    Socialização de histórias de vida – em um momento específico da programação, alguns universitários foram à frente e contaram um pouco de suas histórias de vida, exemplos de superação, para os estudantes presentes.
4.    Palavras de estímulo – representantes do PRECE, Prof. Manoel Andrade, da CRECE 02 e da SEDUC, Secretário Adjunto Maurício Holanda, trouxeram palavras de estímulo aos estudantes presentes.
5.     Almoço – por último foi servido um almoço aos estudantes presentes. Os estudantes que iriam fazer a prova foram servidos pelos universitários precistas. Esse gesto foi muito simbólico e representa as ações gerais do PRECE ao longo desses 17 anos.
6.    Acompanhamento aos locais de prova – muitos universitários acompanharam os estudantes até os seus respectivos locais de prova dando o necessário apoio emocional e psicológico.
Essas foram as ações desenvolvidas pelo projeto no encontro “SuperAção Enem” realizado em 2010. Para o ano de 2011, o projeto terá uma envergadura mais robusta e suas atividades serão dissolvidas entre os meses de julho a outubro de 2011.
Ao todo, serão realizadas 06 (seis) palestras de orientação, sendo que 04 (quatro) para as áreas específicas contempladas no exame (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e 02 (duas) para os principais processos seletivos que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, o Sisu e o Prouni. Os palestrantes serão professores (Mestres e Doutores) da Universidade Federal do Ceará – UFC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.
Além das palestras, Serão aplicados 05 (cinco) simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esses simulados obedecerão aos critérios do exame que segue a Teoria de Resposta ao Item – TRI. É importante destacar que os estudantes serão supridos com materiais padronizados para o Enem.
A culminância do projeto acontecerá no primeiro dia de prova do exame quando será realizado o dia do “SuperAção Enem 2011”, que a exemplo do evento realizado em 2010 contará com atividades semelhantes e terá o objetivo de apoiar os estudantes, social, emocional e psicologicamente no dia da prova.
É importante destacar que essa ação e fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) e da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste.
Em síntese, destacamos a importância de participação de toda a comunidade para que somemos forças no apoio a mais essa ação que pode ser um diferencial na vida de muitos estudantes que sonham em ingressar no ensino superior.

Coordenação do “SuperAção Enem”

0 comentários:

Postar um comentário